Abolisamba

Marcelo Lacerda – São Paulo, 26 de Agosto de 2020.


Fonte: Abolisamba

Saudações povo do samba!

Essa semana vou falar um pouquinho da trajetória de um grupo que fez história no cenário nacional tendo suas músicas reproduzidas em diversas emissoras de rádio entre as mais tocadas por muito tempo, e algumas que atravessando décadas fazem sucesso até hoje, como é o caso de “Celina”, isso mesmo, é com muito prazer que a coluna Batucada Guarulhense irá falar essa semana do grupo Abolisamba!

Em meados de 1988 no ano do centenário da abolição da escravatura um grupo de amigos se reuniu para montar uma banda para participar de um festival de MPB (Festival Banespa), onde disputaram com mais de cem grupos e alcançaram o primeiro lugar! A partir desse festival a trajetória do grupo foi crescendo de maneira surpreendente, gravaram o primeiro LP que contava com o sucesso “Celina”, composição de Don Richard, uma das músicas mais executadas das programações daquele ano.

Em seguida lançaram o segundo LP com outro sucesso “Quando Te Encontrei”, composição de Luiz Carlos e Gabu, sucesso que foi regravado pela Banda Raça Negra, e foi responsável pelo disco de ouro além de tantos outros prêmios , chegando a ser eleita uma das músicas mais executadas da década pela radio Transcontinental FM.

Foram então convidados a participarem de diversos programas de TV como: Raul Gil, Superpop, Mulheres, Festa do Malandro e tantos outros, participaram também de diversos eventos na cidade de Guarulhos como o grande show de inauguração da praça Mamonas Assassinas no parque Cecap.

As rádios também disputavam a presença do grupo, e se apresentaram em diversas como: Transcontinental FM, Manchete FM, Atual FM, Globo AM, Tropical Fm e outras.

Também receberam diversos prêmios como o destaque do ano de 1996 oferecido pela Radio Tropical FM. O grupo Abolisamba ainda emplacou outros sucessos como “Não atenda ao telefone” entre outros trabalhos, como o CD “Bom de Cama, Deita e Dorme”.

Muitos músicos de peso passaram pelas formações do grupo como: Val do cavaco, Carioca, Carica entre outros sendo que da primeira formação somente o vocalista Cesar Moreno permanece até os dias atuais, e por falar em atualidade o grupo Abolisamba continua escrevendo sua história, em sua atual formação conta com Dan Dan no violão, Rogerinho no Tan tam, Cesar Moreno no Vocal, Ronaldo Marques no contra baixo e Renatinho no pandeiro.

No dia 16 de julho transmitiram uma live show intitulada, “Bate Papo com o Abolisamba” que está disponível para quem quiser conferir no canal do grupo no Youtube, vale a pena conferir.

E para quem quiser contratar o Grupo para seu evento , segue o contato para shows:
Nivaldo Cezar (11)95745-3634

Contatos com o Colunista:
E-mail: mlarcerda@revistacavaco.com.br