SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Dermeval Miranda Maciel, mais conhecido como Roberto Ribeiro nasceu em Campos dos Goytacazes em 20 de julho de 1940.

Roberto Ribeiro construiu uma respeitável carreira de intérprete e compositor desde a segunda metade da década de 1960. de voz bem timbrada e enxuto fraseado, seu repertório incluíam sambas e outros estilos de origem africana como afoxés, ijexás, maracatus. tem mais de 20 discos gravados, com sucessos populares como as canções Acreditar, Estrela de Madureira, Todo Menino É um Rei, Vazio, Malandros Maneiros, Fala Brasil e Amor de Verdade.

Foi jogador de futebol profissional em sua cidade natal. Depois de passagens por equipes amadoras (Cruzeiro e Rio Branco), ele se tornou goleiro do Goytacaz Futebol Clube. Era conhecido pelo apelido de Pneu. Em 1965, Roberto mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro em busca de um lugar em um clube grande carioca.

Sua carreira como cantor ganhou impulso a partir de 1972 com gravações de três compactos em parceria com Elza Soares pela Odeon. satisfeita com o sucesso dos compactos, o selo lançou o LP Elza soares e Roberto Ribeiro – sangue, suor e Raça. No ano seguinte, Roberto gravou um LP, Simone & Roberto Ribeiro: Brasil – Export 73 Agô Kelofé, junto com a Simone, lançado pela Odeon exclusivamente para o mercado externo. Naquele mesmo ano de 1973, lança o primeiro álbum solo, Roberto Ribeiro.

Faleceu em virtude de atropelamento no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro em 8 de janeiro de 1996.

Curtiu saber mais sobre este sambista de fato? entao curta, comente e compartilhe. e nao esqueça de nos seguir nas redes sociais.