SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Aniceto de Menezes e Silva Júnior, mais conhecido como Aniceto do Império, foi um dos fundadores da escola de samba Império Serrano. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1912 e faleceu em 19 de julho de 1993.
Aniceto era um músico e estivador que se destacou por sua habilidade em improvisar versos de samba. Ele ajudou a fundar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano em 1947, ao lado de outros sambistas ilustres como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.
Aniceto do Império gravou dois discos de estúdio sob o nome artístico Aniceto do Império: “Partido Alto de Aniceto & Campolino”, de 1977; e “Partido Nota 10”, de 1984.
Ele também participou de “Olha o Partido Aí”, disco ao vivo de 1968 gravado em homenagem aos 40 anos da Estação Primeira de Mangueira, onde também cantam outros sambistas ilustres como Xangô da Mangueira, Padeirinho, Jorge Zagaia e Jorginho Pessanha.
Aniceto foi objeto do curta-metragem “Aniceto do Império: Dia de Alforria…?”, realizado em 1981 pelo cineasta Zózimo Bulbul, no qual depõe sobre sua vida e trajetória, tanto no sindicato quanto no samba. Pouco antes de seu falecimento, foi entrevistado para o documentário “O Fio da Memória”, do cineasta Eduardo Coutinho.

Curtiu saber mais sobre este sambista de fato? entao curta, comente e compartilhe. e nao esqueça de nos seguir nas redes sociais.