SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Paulo Benjamin de Oliveira, popularmente conhecido como Paulo da Portela nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1901.

Paulo da Portela foi um dos que mais lutaram para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha a respeito do sambista, de malandro e vagabundo, para a de artista de respeito. Para isso, ele impôs vestuário próprio para sua agremiação, e defendia que todos os portelenses estivessem devidamente vestidos com as cores da escola no dia do desfile. Foi o primeiro presidente da Portela e sua casa foi a primeira sede da escola, muito embora nesta época a sede não fosse nada além de um lugar para guardar os instrumentos.

Em 1937, Paulo da Portela foi eleito Cidadão Samba. Ainda neste mesmo ano, participou da primeira excursão de sambistas ao exterior, indo ao Uruguai, e retornando ao Brasil já no Carnaval.

Você sabia que Paulo da Portela foi escolhido para ser o modelo da criação do personagem Zé Carioca? bem como para representar o samba no exterior. Por conta disso a Portela excursionou pelos Estados Unidos, e acabou sendo apresentada no evento pelo próprio Paulo da Portela.

Depois de sua morte, grupos como o Rosa de Ouro e A Voz do Morro e intérpretes como Paulinho da Viola e Monarco realizaram gravações de suas músicas mais famosas,

Paulo da Portela faleceu no Rio de Janeiro em 30 de janeiro de 1949.

Curtiu saber mais sobre este sambista de fato? entao, Siga-nos, curta, comente e compartilhe em nossas redes sociais.