SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Osvaldo Barro, mais conhecido como Osvaldinho da Cuíca nasceu em São Paulo em 12 de fevereiro de 1940 é cantor, compositor, sambista, instrumentista, produtor e pesquisador musical brasileiro.

É considerado um dos grandes representantes do samba paulista. Atuou em diversos programas de rádio, televisão, além de realizar gravações, shows e festivais, onde se apresentou com grandes nomes do samba, da música popular brasileira, e internacionais.

Foi reconhecido como “Embaixador Nato do Samba Paulista”, título concedido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Em 1975, fundou a Ala de Compositores da Vai-Vai. Três anos depois, foi compositor do samba-enredo “Na Arca de Noel quem entrou não saiu mais”, o primeiro carnaval vencido pela agremiação como escola de samba, em 1978. A escola também seria campeã com sambas de sua autoria em 1982 e 1988. Introduziu na bateria da agremiação as alas de frigideira e de cuíca. Em 1976, participou também da fundação da Acadêmicos do Tucuruvi.

Em 1997, aumentou suas pesquisas a respeito da memória do samba de São Paulo, quando participou do roteiro e filmagens de documentário sobre o sambista Geraldo Filme.

Em 1999, em uma parceria com o CPC-UMES produziu o CD “A História do Samba Paulista – I”, escrevendo e dirigindo também o espetáculo teatro-musical que foi apresentado no Teatro Denoy de Oliveira, em São Paulo.

Em 2009 e com o escritor e jornalista André Domingues escreveu o livro Batuqueiros da Paulicéia contando a história do samba e da música em São Paulo.

Curtiu saber mais sobre este sambista de fato? entao, Siga-nos, curta, comente e compartilhe em nossas redes sociais.