SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Você sabia que o nome verdadeiro de Adoniran Barbosa era João Rubinato?
Nascido em Valinhos no dia 6 de agosto de 1912, foi compositor, cantor e ator.
Autor de famosas canções como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto.

O compositor e cantor tem um longo aprendizado, num arco que vai do marmiteiro às frustrações causadas pela rejeição de seu talento. Quer ser artista – escolhe a carreira de ator. Procura de várias maneiras fazer seu sonho acontecer. Tenta, antes do advento do rádio, o palco, mas é sempre rejeitado. Sem padrinhos e sem instrução adequada, o ingresso nos teatros como ator lhe é para sempre abortado. O samba, no início da carreira, tem para si caráter acidental.

A vida profissional de Adoniran Barbosa se desenvolveu a partir das interpretações de outros compositores. Sua primeira composição foi “Dona Boa”, gravada na voz de Raul Torres, uma marchinha que venceu o concurso de canções carnavalescas em 1935.

O seu primeiro sucesso como compositor vira canção muito conhecida nas rodas de samba, das casas de espetáculo: “Trem das Onze”. Adoniran alcança, então, o almejado sucesso que, entretanto, dura pouco e não lhe rende mais que uns minguados trocados de direitos autorais. A canção, que já havia sido gravada pelo autor em 1951 e não fizera sucesso ainda, é regravada novamente pelos “Demônios da Garoa”, conjunto musical de São Paulo.

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 70 anos, durante uma internação para tratamento de um enfisema pulmonar.

Curtiu saber mais sobre este sambista de fato? entao, siga-nos, curta, comente e compartilhe em nossas redes sociais.