SAMBISTAS DE FATO

Vamos conhecer um pouco mais da história do nosso samba, grandes nomes, grandes artistas, grandes Sambistas de Fato!

Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara nasceu em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro em 13 de abril de 1922.

Cantora e compositora, conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba ela foi a primeira mulher a assinar um samba enredo e a fazer parte da ala de compositores da Império Serrano.

Compôs o samba Nasci para Sofrer, que se tornou o hino da escola de samba Prazer da Serrinha, fundada na década de 40 e extinta em 1952. Com a fundação da escola de samba Império Serrano em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. Também compôs o samba Não Me Perguntes, e a consagração veio em 1965, com Os Cinco Bailes da História do Rio, quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola de samba.

Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina. Uma de suas composições mais conhecidas, em parceria com Délcio Carvalho, foi Sonho Meu, sucesso na voz de Maria Bethânia e Gal Costa em 1978, cujo álbum ultrapassou um milhão de cópias vendidas.

Dona Ivone morreu no dia 16 de abril de 2018 aos 96 anos em consequência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória após permanecer internada por três dias no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, Rio de Janeiro.

Curtiu saber mais sobre esta sambista de fato? entao curta, comente e compartilhe. e nao esqueça de nos seguir nas redes sociais.